Como deve ser a alimentação de uma pessoa que tem diabetes?

Dicas de como controlar cada tipo de diabetes

diabetes é uma doença crônica que não tem cura, mas existe um controle. O paciente diabético poderá conviver bem com a doença se fizer um tratamento adequado.

É preciso entender que existe diferentes tipos de diabetes. O diabetes é considerado tipo 1 quando descoberto nos primeiros anos de vida, fazendo-se necessário o uso de insulina. O diabetes tipo 2 desenvolve-se ao longo da vida devido ao hábito de vida, quando há uma alimentação inadequada ou por fator genético. Diabetes gestacional é desenvolvido durante a gestação, e pode desaparecer após o parto.

Como deve ser a alimentação de uma pessoa que tem diabetes

Alimentação

Hoje em dia, já existem alimentos próprios para o paciente com diabetes. O que falta, muitas vezes, é a informação de como consumir tais produtos. Seguem algumas dicas para ajudar você, que descobriu a doença ou conhece alguém que a tenha, mas não está sabendo se alimentar corretamente. No entanto, é necessária a procura de um nutricionista para receber uma orientação individual e específica.

– Retirar o açúcar cristal, mascavo, orgânico, refinado e todas as preparações como doces, bolos, refrigerantes e outras guloseimas;

– Não exagerar na quantidade de adoçantes. O ideal é usar de 3 a 5 gotas, dando preferência aos naturais como sucralose ou estévia;

– Preferir carboidratos integrais como arroz, macarrão e pão, pois são alimentos ricos em fibras, que auxiliam no controle do índice glicêmico;

– Não comer na mesma refeição arroz+batata, arroz+farinha, arroz+macarrão;

– Comer frutas, mas atenção para a quantidade. O ideal é consumi-las nos intervalos uma por vez;

– Não tomar sucos de frutas concentrados, por exemplo; precisa ser a fruta+água;

– Os vegetais folhosos podem ser consumidos à vontade. Mas atenção para o consumo de beterraba, cenoura e batata salsa; não os comer juntos, mas sempre escolher uma folha+cenoura, por exemplo.

Diferença entre diet e light

É importante entender a diferença entre diet e light. Os produtos lights têm a redução de, pelo menos, 25% de um dos ingredientes; já o diet não tem um dos componentes. Para os diabéticos, somente os produtos diet são permitidos, no entanto, é preciso ficar atento à quantidade consumida, pois eles não contêm açúcar, mas costumam ter mais gordura do que a versão original. E se for comprar um produto light, é bom ler o rótulo antes, para ver se não tem açúcar na composição.

Hidrate-se!

A boa hidratação garante o bom funcionamento do intestino e dos rins, além de outras vantagens. Por isso, é importante evitar bebidas alcoólicas.

Comer bem

Evite ficar longos períodos em jejum. Consuma algo de três em três horas, pois esse fracionamento ajuda na manutenção do peso, no controle do apetite e na prevenção de quadros de hipoglicemia.

Mude seus hábitos alimentares e físicos

Faça exercícios. O nosso corpo é como uma máquina, e deve ser estimulado não apenas com alimentos, mas também com caminhada, natação ou bicicleta. Escolha uma atividade que você gosta e vá sentindo os resultados aos poucos.

Mudanças nos hábitos de vida são necessários. Quando a pessoa com diabetes aceita que o doce já não faz parte mais do seu dia, e que existem outros alimentos saudáveis e saborosos que ela pode consumir, é possível ter uma vida normal.

É essencial monitorar sempre a glicemia e realizar exames periódicos. Evite complicações futuras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s